O uso de aparelhos smartphone e desktop no Brasil: quais são os números?

É difícil imaginar a vida diária em 2019 sem compras on-line, uma vez que é tão conveniente que ele pode tornar os produtos que precisamos e/ou desejo prontamente disponíveis em nossas caixas de correio após apenas alguns cliques. O e-commerce brasileiro ilustra perfeitamente essa realidade, já que bateu um novo recorde de mercado.

Um relatório da mostrou que 21% dos e-shoppers no país fazem compras online diariamente, mensalmente ou semanalmente. A maior porcentagem desde que a empresa de consultoria começou a acompanhar os hábitos de consumo on-line em diferentes países, lançando alguma luz interessante.

Vamos dar uma olhada em alguns fatores que continuam tornando o país tão atraente para os comerciantes considerando ir além fronteiras, além de escolherem as marcas de operadoras, como é o caso da Minha Claro.

Dispositivo Móvel desempenha um papel importante no comércio eletrônico do Brasil

Os dispositivos móveis estão se tornando cada vez mais importantes no mercado brasileiro de e-commerce. As compras feitas através de canais móveis cresceram rapidamente nos últimos anos.

De 2017 a 2018 houve um salto visível no uso de smartphones e tablets no cenário de e-commerce. 41% dos e-shoppers no Brasil afirmam ter comprado algo através de um smartphone diário, semanal ou mensal em 2018. 30% disseram que o fizeram através de um tablet. No ano anterior, apenas 31% deles estavam comprando através de seus telefones e 20% usando seus tablets.

Dispositivos por meio de desktop ainda são o meio mais popular para o comércio eletrônico no país, para 61% das compras on-line acontece através de computadores. Entretanto, seu uso cresceu apenas 3% no mesmo período analisado.

Todas as categorias estão se beneficiando de uma onda de consumo aumentada

A receita atual no mercado brasileiro de e-commerce ascende a US $ 15,893 milhões. A taxa de crescimento anual prevista é de 2,2%, o que faz com que o volume de mercado previsto para 2023 seja de 17,349 milhões de dólares. Também importante notar que a receita média por usuário no Brasil atualmente ascende a US $ 130,00.

Em comparação com 2014, o número de compradores que fizeram a maior parte ou todas as suas compras online cresceu para 16% em vestuário, sapatos, livros, música, filmes e videogames.