A imagem mostra alguns exemplos de canais de marketing.

Entenda tudo sobre Canais de Marketing

Ter uma marca ou um negócio de sucesso, nem sempre é uma tarefa fácil, o caminho é longo e difícil, porém existem algumas ferramentas que podem ajudar a sua empresa ser conhecida e ter uma marca de sucesso.

Você já ouviu falar de canais de marketing?

 

O que são canais de marketing?

Os canais de marketing são os caminhos que você usa para fazer o seu produto se tornar conhecido do seu público, o objetivo é fazer com que o produto chegue o mais rápido possível no seu consumidor, logo um canal de marketing é o meio pelo qual as empresas tentam se destacar com os seus produtos. Sem os canais de marketing é impossível promover sua marca, vender seu produto ou criar um relacionamento com clientes.

A imagem mostra alguns exemplos de canais de marketing.

Funções dos canais de marketing

Existem três formas de o produto chegar até o cliente, vejamos quais são:

– Vendas diretas: são as vendas feitas diretamente entre fabricante ou vendedor ou consumidor, sem intermediários. A maioria das pessoas valoriza esse tipo de interação, pois as aproxima das marcas, por isso uma venda direta agrega bastante valor ao usuário.

– Vendas por intermediários: também são chamadas de vendas indiretas, pois são feitas por meio de intermediários. Nesse tipo de venda, não existe interação entre produtor e o usuário final. Exemplos de vendas por intermediários, são as vendas no varejo, atacado, distribuidores ou revendedores. Essa venda não promove a interação, porém, o custo do produto, geralmente é mais baixo.

– Vendas de distribuição dual: é um processo de venda híbrido, isto é, o fabricante comercializa seus produtos tanto direta como com auxílio de intermediários.

Essas são como as vendas acontecem, porém existem os canais de distribuição de marketing.

 

O que é um canal de distribuição de marketing?

O canal de distribuição é o meio pelo qual uma empresa escolhe como entregar os seus produtos ao consumidor final. Muitas empresas têm recorrido ao marketing digital para divulgar os seus produtos. Ações de marketing são criadas por meio de canais de marketing digital para reconhecimento de um produto.

Com o surgimento da internet, surgiram os canais de marketing inovadores, pois o que antes era feito sem uma forma de verificar os resultados das ações, hoje em dia, já é possível analisar as formas de entrega e os seus resultados.

 

Vejamos os principais canais de marketing digital:

– Redes sociais: boa parte das pessoas utiliza redes sociais, logo isso representa uma grande oportunidade para as empresas tornarem os seus produtos conhecidos. De modo geral, a estratégia utilizada nas redes sociais é disponibilizar conteúdos de interesse do seu público. Quando uma marca desenvolve um conteúdo de qualidade, ajuda no engajamento e isso faz com que a marca ganhe autoridade e consequentemente as vendas aumentam.

– E-mail: para quem acha que o e-mail morreu, está muito enganado. Essa ferramenta é um poderoso canal de marketing para segmentação e abastecimento do seu público. O e-mail é muito usado para desenvolver e estreitar relacionamentos com o seu público em potencial.

E o mais importante: um e-mail pode ser automatizado, isto é, você pode identificar os perfis do seu público e enviar e-mails de acordo com os interesses de cada público. Outra vantagem, é que você pode acompanhar os resultados, já que os relatórios são atualizados em tempo real.

– Busca orgânica: quando você tem alguma dúvida sobre determinado assunto, você coloca no Google, não é mesmo? O tráfego orgânico é quando uma pessoa acessa sua página por meio do mecanismo de busca no Google. Porém, para aparecer nas primeiras páginas do Google é necessário ter técnicas de SEO para que o site fique bem posicionado no Google.

– Mídia paga: as mídias pagas são os anúncios pagos ou posts patrocinados. Esse canal de marketing é muito eficaz pois aumenta muito a visibilidade da sua marca, além do que é possível segmentar o seu público, isso porque você pode escolher os interesses do seu público, e assim decidir para quem os anúncios serão exibidos.

 

Como escolher o melhor canal de marketing?

Antes de escolher um meio digital para divulgar o seu produto, você precisa conhecer a sua persona. Persona é a representação do cliente ideal. Quando você conhecer a persona, você saberá quais os meios digitais em que a persona está mais presente, pois de nada adianta escolher um canal em que o seu cliente ideal não está presente.

 

Vantagens em utilizar canal de marketing

– Foco no cliente: com as informações disponíveis nos canais, é possível conhecer mais o seu público e oferecer uma melhor experiência.

– Integração: com o canal de marketing é possível conversar com o seu público.

– Melhora a comunicação: você possui um meio pelo qual é possível melhorar a capacidade de comunicação de forma mais efetiva.

Além dessas, existem muitas outras vantagens para quem usa os canais de marketing, basta você aproveitar os meios disponíveis para ganhar reconhecimento e alavancar suas vendas.

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