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Planejamento estratégico de marketing digital: o que é e como fazer

Há empresas que investem em marketing digital e não conseguem resultados, mesmo adotando diferentes estratégias. Muitas vezes, um dos motivos dessa falta de retorno é a falta de um planejamento estratégico de marketing digital.

Ainda não sabe o que é planejamento marketing digital? Então, continue a leitura e conheça o que é, sua importância para o negócio e saiba como fazer um para conquistar objetivos!

 

O que é o planejamento estratégico de marketing digital?

Trata-se de um documento que especifica quais são as estratégias de marketing digital adotadas pela empresa em um determinado período, indicando pontos como:

  • Objetivos da empresa;
  • Plano de ações a serem executadas para atingir esses objetivos;
  • Análises para embasar a tomada de decisões;
  • Indicadores / métricas para análise de resultados.

 

A empresa pode utilizar o planejamento estratégico de marketing digital para a realização de estratégias específicas (inbound marketing ou SEO) ou realização de campanhas pontuais (dia das mães, por exemplo).

Independentemente se aplicado em estratégias ou ações, o planejamento precisa ter alinhamento com a realidade da empresa, aos recursos que possui para execução e aos objetivos que deseja alcançar.

 

Qual a importância do planejamento estratégico de marketing?

Embora possa parecer mais interessante partir diretamente para ação ao investir em marketing digital, essa não é a melhor alternativa porque o planejamento estratégico é essencial e faz a diferença, possibilitando benefícios como:

  • Documentação de objetivos e ações a serem executadas, funcionando como um guia para a equipe de marketing, que tem uma orientação clara de como agir;
  • Embasamento em tomada de decisões, passando realizá-las com base em dados, de modo a evitar prejuízos ou retrabalhos;
  • Melhor uso de recursos de marketing, evitando desperdício de dinheiro e tempo em ações que não trarão objetivos;
  • Otimização da comunicação na equipe de marketing, com integração entre os colaboradores e compartilhamento de informações, mantendo todos alinhados sobre o que é realizado e o que precisa ser feito;
  • Mapeamento de cenário, o que possibilita prever ameaças e identificar oportunidades que trarão melhores resultados, superando expectativas;
  • Possibilidade de gerar resultados em curto, médio e longo prazos, pensando a estratégia de marketing digital de forma sustentável ao negócio.

 

Como criar o planejamento de marketing?

Uma dúvida comum sobre é tema é como fazer um planejamento de marketing digital que atenda às necessidades da empresa. A elaboração desse planejamento deve passar pelas etapas de:

  • Diagnóstico da atual situação da empresa, considerando pontos fortes e fracos que podem influenciar no desempenho do marketing digital;
  • Análise de dados do microambiente e do macroambiente, para prever cenários e ter uma estimativa de como agir em diferentes situações;
  • Definição de objetivos, personas e posicionamento da empresa, o que aumentará a assertividade das ações;
  • Estabelecimento de KPIs para mensurar resultados;
  • Definição de ações que serão executadas, considerando os objetivos da empresa;
  • Delimitação do orçamento disponível, o que possibilitará ter maior controle sobre investimentos e aproveitar melhor todos os recursos;
  • Elaboração de cronograma de execução e definição de responsáveis.

 

Como se trata de um trabalho que demanda conhecimento específico, a melhor solução é contratar uma empresa especializada para elaborar o planejamento de marketing digital da empresa, passando a ter um documento completo que auxilie na conquista de objetivos.